O projeto Meu InfoSaúde 2.0 – Covid 19, foi um dos 93 projetos selecionados no Edital Covid 19 – Inova Geração de conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de melhorias no aplicativo Meu InfoSaúde e a sua adequação para a utilização no enfrentamento a pandemia do COVID-19. O Meu InfoSaúde 2.0 Covid-19 tem como público-alvo usuários e profissionais do Centro de Saúde Germano Sinval de Faria (ENSP/Fiocruz), da Clínica Victor Valla e da Estratégia Saúde da Família de Manguinhos. Ele constará com informações sobre a transmissão, sintomas, tratamento e prevenção da doença. Através do contato direto com a população e a mediação de profissionais de saúde o aplicativo vai possibilitar a promoção da saúde, a atenção primária e vigilância e o monitoramento relacionado com a Covid-19.

1ª Etapa – Prevenção

Utilizando o cadastro já existente dos pacientes do posto de saúde, será realizada uma carga de dados inicial na base de dados do Meu InfoSaúde 2.0 Covid-19  que passará a enviar mensagens para os moradores através do aplicativo WhatsApp. As mensagens tem por objetivo prevenir a doença, evitar a contaminação e encaminhar possíveis casos para tratamento.

Estas mensagens e suas respostas, armazenadas na base de dados do aplicativo, serão então monitoradas pelos profissionais de saúde. Estas informações serão utilizadas para saber a situação da pandemia na região, permitindo fazer o contato com os pacientes e realizar os encaminhamentos necessários.

2ª Etapa – Atendimento

O Meu InfoSaúde 2.0 Covid-19 irá possibilitar ações de atenção primária e vigilância em saúde referente aos casos da COVID-19. Auxiliando na prevenção e na coleta de dados estatísticos da situação da doença, permitindo tomada de decisões para o controle do surto local. A Clínica de Manguinhos e o SUS poderão ter um poderoso aliado tecnológico para a sua atuação no território, bem como, uma significativa melhoria na gestão da saúde na região.

As informações pessoais do paciente como nome, telefone e endereço do paciente serão coletadas pelo aplicativo permitindo que os profissionais de saúde possam fazer contato com o paciente e orientar sobre os procedimentos que devem ser seguidos, bem como, avaliar a necessidade de realização de testes para a confirmação da COVID-19.

3ª Etapa – Monitoramento

O Meu InfoSaúde 2.0 Covid-19 irá possibilitar também o teleatendimento do paciente e a integração ao E-SUS. O E-SUS (Prontuário Eletrônico do SUS) é o sistema de prontuário do Sistema Único de Saúde que é utilizado no posto de saúde de Manguinhos. A atualização dos dados do E-SUS será realizada por intermédio de uma rotina de carga diária. Evitando o retrabalho na digitação no prontuário do paciente e mantendo as informações atualizadas no prontuário eletrônico do SUS.

O aplicativo complementa o sistema de prontuário eletrônico do SUS, através de uma ferramenta de comunicação e informação e permitindo o Teleatendimento dos pacientes. Apesar de ser utilizado no momento para a pandemia de COVID-19, o aplicativo será parametrizado para que seja utilizado para outras pandemias, doenças e campanhas do posto de saúde futuramente. Esta parametrização será realizada através da configuração do banco de dados, permitindo que os gestores de saúde possam reconfigurar a aplicação de acordo com a sua necessidade.